JOSÉ CARNEIRO D’ALBUQUERQUE (1879-1951)

O médico José Carneiro D’Albuquerque nascido em Recife no dia 22 de novembro de 1879, foi sob muitos aspectos o grande precursor da oftalmologia em Alagoas. Formado em Medicina pela faculdade da Bahia no ano de 1904, casou-se com Donina de Vasconcelos Calheiros, alagoana de Marechal Deodoro, formada em Farmácia também na Bahia. Logo após a formatura José Carneiro veio para Maceió, onde abriu um consultório de oftalmologia na antiga Farmácia Brasil, situada à rua Senador Mendonça, nas proximidades da Igreja do Livramento, onde sua esposa também exercia a profissão de farmacêutica.
Mercê de suas aptidões profissionais, dominou e exerceu diversas atividades médicas, da clínica geral à cirurgia, na Santa Casa de Misericórdia de Maceió e na casa de Saúde Dr. Neves Pinto, sendo considerado o introdutor da medicina científica no estado de Alagoas. Ao lado do saudoso Sampaio Marques (clínico geral e obstetra), formaram a dupla de maior expressão da medicina alagoana nas décadas de 1920 à 1950.
Atuando como médico da Santa Casa de Misericórdia de Maceió, José Carneiro construiu o Pavilhão Domingos Leite, que pode ser considerado como a Matriz da cirurgia alagoana, dentro do maior rigor científico e das limitações financeiras da época. Foi ele que adquiriu a primeira mesa cirúrgica que veio para Alagoas, de fabricação suíça e da marca “ Leusinger”, instalada no Pavilhão Domingos Leite e que hoje se encontra integrada ao acervo do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas. José Carneiro revolucionou a medicina alagoana, e em sua homenagem, o Hospital de Doenças Tropicais recebeu a sua denominação.
Exerceu o cargo de Prefeito interino de Maceió, administrando o município com visão voltada para o bem-estar social, sendo de sua responsabilidade a criação do primeiro ambulatório infantil descentralizado, edificado na praça do Rex, e que após a sua morte também recebeu seu nome.
Do casamento com Donina, nasceu em 1945, Anna Carmelita Carneiro, que se casou anos depois com o médico José Motta Carnaúba.
Obcecado pelo estudo, José Carneiro foi um dos médicos da sua geração que mais cientificamente progrediu, principalmente na época em que pontificada a cirurgia de motivação, sem muitos recursos técnicos a serem aplicados em favor do paciente e no desenvolvimento das pesquisas. E embora sendo clínico geral, foi quem mais atuou nos casos oftalmológicos ao longo da década de 1920, conforme relata seu contemporâneo Manoel Moura Rezende Filho.
José Carneiro foi ainda orientador profissional de vários médicos que fizeram sucesso em suas carreiras, desde o seu genro José Carnaúba, ao Dr. Ib Gatto Falcão, testemunhas de uma vida dedicada à família, ao saber, à ciência e ao Bem-estar da sociedade.